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Sistema Eletrônico de Informações

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Pernambuco dá mais um passo rumo à modernização governamental

Secretaria de Administração se prepara para receber o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta de tramitação de processos para produção, edição e assinatura de documentos digitais

 

Rastreabilidade, transparência, economicidade e agilidade são estas vantagens que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) trará para a rotina processual dos diversos órgãos do Governo de Pernambuco. Capitaneado pela Secretaria de Administração (SAD), e em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) a implantação do sistema acontece paulatinamente. Os primeiros órgãos que já receberam o sistema foram a Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Estado (ATI) e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que representaram o projeto piloto. Agora é a vez da própria Secretaria de Administração (SAD) operar com o SEI. Para isso, em ação da Superintendência de Modernização Governamental da SAD (SUMOG), servidores da casa foram convidados a conhecer, nesta terça-feira (12.12), como o sistema funcionará a partir de sua implementação. Em reunião no auditório da SAD, foram discutidas as vantagens do sistema que permite a virtualização de processos e documentos. A expectativa é de que em abril a sede da SAD, assim como o Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe) e as unidades do Expresso Cidadão já estejam operando o SEI.

 

Segundo o Secretário de Administração, Milton Coelho, a implantação do processo na SAD é só o começo de uma nova era digital no Estado. “É um sistema de extrema importância para a gestão pública, uma vez que irá eliminar o uso de papel na tramitação de processos da administração, facilitando e agilizando a rotina processual no Poder Executivo. Teremos ainda mais segurança no manejo de nossos trabalhos diários”, disparou Milton.

 

Já para o Secretário Executivo de Administração, José Augusto Bichara Filho, a mudança não só será processual e sim cultural. “Este é um primeiro momento para que os servidores possam conhecer o que está por vir. Criamos um grupo de desburocratização justamente para disseminarmos a ideia do digital no poder público. Com o SEI, teremos ainda mais funcionalidade e economia, além de um maior controle de todos os processos que tramitam na gestão estadual”, acrescentou Bichara.

 

Segundo o Superintendente de Modernização Governamental da SAD, Ricardo Melo, “Será tudo mais ágil. Não precisaremos mais esperar que o secretário volte urgente de uma viagem para assinar um documento. Com o SEI, ele poderá fazer isso do seu celular. É um avanço tecnológico fundamental para uma cultura sustentável e eficiente na gestão pública”.

 

Sob-responsabilidade da Gerência de Tecnologia da Informação da SAD (GTINF), a implantação do SEI na SAD se dará a partir de um grupo gestor formado por representantes do órgão, que irão definir parâmetros para levantar os tipos de documentos utilizados por área e definir os modelos dos processos (templates). “Iremos analisar os processos utilizados na Secretaria de Administração; validar estruturas organizacionais, usuários, perfis e templates para documentos, a fim de definir mecanismos necessários e fiéis ao que usamos diariamente para configurar um melhor ambiente digital”, elucidou o gerente de TI da SAD, Eduardo Miranda.

 

Eduardo lembra, ainda, que haverá treinamentos com os usuários junto à Gestora Técnica do SEI no Governo, Vanessa Cândido.

 

SEI - O SEI é um dos produtos do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

 

Recife, 15 de dezembro de 2017