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Sistema Eletrônico de Informações

Secretaria da Fazenda adota o SEI

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Secretaria da Fazenda adota o SEI

 

A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) vai aderir, na próxima quinta-feira (17), ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), como forma de padronizar o envio de documentações oficiais no âmbito da secretaria, bem como entre ela e os demais órgãos do Governo de Pernambuco. O SEI possibilitará maior agilidade na circulação de comunicados, além de diminuir o uso de papel, por parte dos servidores da Sefaz-PE, uma vez que as documentações serão enviadas, recebidas e validadas eletronicamente.

 

A adesão ao sistema estava prevista pelo Decreto 45.157/2017 e o treinamento dos servidores da Sefaz-PE foi realizado entre outubro e dezembro de 2018. O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF-4), sendo o principal produto relacionado ao Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, dos entes federativos, que tem como meta construir uma infraestrutura de processos e documentos administrativos eletrônicos.

 

O SEI é uma ferramenta online que permite a produção, edição, assinatura e o trâmite de documentos dentro de si mesma, proporcionando a virtualização de processos e documentos, permitindo atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, e reduzindo o tempo de realização das atividades. Também possibilita o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos.

 

 

 

Recife, 15 de janeiro de 2019