Um ano do SEI no Governo de Pernambuco

Um ano do SEI no Governo de Pernambuco

Sistema Eletrônico de Informações substitui a plataforma de comunicação, utilizada entre os órgãos do Estado e o Sigepe.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) completou um ano, ontem (14), no Governo de Pemambuco. O SEI começou a ser implantado pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), órgão vinculado à secretaria de Administração (SAD-PE), no dia 14 de agosto de 2017. Segundo o presidente da ATI, Romero Guimarães, 15 órgãos já foram contemplados. “O SEI substitui à plataforma de comunicação, utilizada entre os órgãos do Estado e o Sistema Integrado de Gestão Pública do Governo de Pernambuco (Sigepe)”, explicou.

“A Controladoria foi a primeira secretaria do Governo a implantar o SEI, nas suas atividades diárias. Daí para frente, podemos registrar uma evolução na tramitação dos processos e um maior controle no andamento e, por consequência, uma melhor efetividade do órgão”, comemora o diretor de Tecnologia da Secretaria da Controladoria Geral do Estado, João Amaral.

Assim como Amaral, a servidora Taciana Monara Fontes, da Secretaria Executiva de Gestão Integrada da SDS, concorda com a agilidade que o SEI proporciona e ainda acrescenta outra vantagem: “O sistema veio para agilizar a tramitação dos processos e facilitar a nossa vida, já que basta uma palavra-chave para consultarmos o processo que pretendemos. E ainda fez reduzir o uso de papel. Uma economia para o Estado”.

O gerente de Informática da Secretaria de Defesa Social (SDS- PE), major Policarpo de Freitas, lembra o começo da implantação do SEI na sua Secretaria. “Em abril, recebemos a missão de implantar o SEI. Passamos dois meses em treinamento. E o resultado foi muito bom. Logo na primeira semana, 1.600 processos começaram a ser tramitados pelo SEI. Reduzimos o número de impressão. Tudo se tornou mais rápido. Nos sentimos felizes porque tornamos as atividades mais céleres e ainda ajudamos a colaborar com o meio ambiente”, explicou.

Segundo a assessora jurídica da SDS, Tamires Castro, “além desses benefícios, os atos administrativos ficaram mais eficientes e transparentes, visto que o sistema facilitou o acesso da população aos documentos”. As vantagens do SEI, para a gerente-técnica de Implantação do projeto, Vanessa Freitas Cândido, englobam produtividade, transparência, redução de custos e agilidade, permitindo transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

“À ferramenta permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos, e possibilitando atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um só processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo assim o tempo de realização das atividades”, completou.

Recife, 15 de agosto de 2018