Secretaria de Justiça inicia implantação do Sistema Eletrônico de Informações

Implantado pela Secretaria de Administração, o SEI substituirá o Sigepe, atual plataforma de comunicação utilizada entre os órgãos do Estado.

Gestores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e de órgãos vinculados participaram de uma apresentação, na última quarta-feira (21), no auditório da SJDH, sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que substituirá o Sistema Integrado de Gestão Pública do Governo de Pernambuco (Sigepe), atual pla- taforma de comunicação utilizada entre os órgãos do Estado.

Representantes das secretarias de Ressocialização, Direitos Humanos e Segmentos Sociais, além do Procon e Patronato Penitenciário, participaram do encontro, onde a gerente-técnica de Implantação do Projeto SEI, da Secretaria de Administração (SAD/PE), Vanessa Freitas Cândido, abordou a obtenção do sistema, vantagens, benefícios, fases e tempo de implantação. As vantagens do SEI elencados por Vanessa, englobam produtividade, transparência, redução de custos e agilidade, permitindo transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

Na SJDH, o sistema está na fase de planejamento e a previsão de conclusão é de três meses. “Com o SEI, você não precisa gerar o papel, não precisa produzir uma cópia física do documento, ele gera o documento no próprio sistema, assina e envia eletronicamente”, explica Vanessa. A nova plataforma existe há nove anos e foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF/4), com sede em Porto Alegre, que a distribui gratuitamente para as instituições públicas.

A substituição do Sigepe pelo SEI ocorrerá à medida que os órgãos forem utilizando o novo sistema, ou seja, após a conclusão de sua instalação. A partir daí, o Sigepe passará a ser usado apenas para comunicações com Instituições que ainda não tenham a nova plataforma. A SAD treinará, a partir de abril de 2018, multiplicadores de informação que repassarão os conhecimentos aos diversos setores da SJDH.

Em Pernambuco, cerca de 25 órgãos estão em fase de implantação do SEI e três com a plataforma 100% implantada: Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e a Controladoria Geral do Estado (CGE).

Recife, 23 de março de 2018