Procuradoria Geral do Estado passa a utilizar o SEI na 2º-feira

A partir da próxima segunda-feira (6), a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) ingressa num novo patamar de eficiência na administração pública, com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A Instituição é a 14º a adotar a ferramenta, no âmbito do Executivo estadual, eliminando o uso de papel em seus processos administrativos. Todos novos processos Internos — como ofícios, comunicações Internas e requerimentos — e os processos externos, envolvendo órgãos que já usam o SEI.

Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4º Região, o SEI é um dos produtos do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

O SEI existe há quase dez anos e é a ferramenta de tramitação eletrônica oficial do Governo Federal. Desde 2017, sua utilização foi franqueada, também, a Estados e municípios, atraindo a adesão de Pernambuco naquele mesmo ano, por recomendação do Grupo de Trabalho da Desburocratização dos Processos Administrativos do Estado, do qual a PGE-PE faz parte. A implantação do SEI é de responsabilidade da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), vinculada à Secretaria de Administração (SAD).

O processo de implantação do sistema na PGE-PE contou com treinamento, desde junho, de 48 multiplicadores no Centro de Formação de Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), e capacitações internas de 200 servidores administrativos e procuradores do Estado, no Recife e nas Regionais de Caruaru, Petrolina e Arcoverde. Na última quinta-feira (2), foi realizado um encontro no auditório da PGE- PE para tirar dúvidas sobre a implantação do sistema.

“Como se diz no ambiente de TI, 'viramos a chave' em 6 de agosto. Iniciamos uma nova fase na instituição, acompanhando a modernização da administração pública, que vem sendo operada em âmbito estadual”, informou a secretária-geral da PGE-PE, Erika Lacet. “E uma ferramenta que traz agilidade, eficiência, além de ser um sistema sustentável, uma vez que iremos reduzir o uso de papel e insumos, como água, tinta, energia, combustível, contribuindo para um ambiente melhor”, avaliou.

Recife, 04 de agosto de 2018